Tofu caseiro

Um dos mitos do vegetarianismo é considerar-se que a alimentação fica mais cara. No entanto, quem é vegetariano sabe que isso não corresponde à realidade. São poucos os alimentos mais caros, e mesmo a esses há alternativas caseiras, bem mais económicas. Entre esses produtos para os quais existe alternativa encontra-se o tofu.


Além de ser mais saudável e não causar desperdícios de embalagens, o tofu caseiro fica a menos de metade do preço do industrial.
Com 63g de feijão de soja obtém-se 1,2 litros de leite de soja o qual, juntando coagulante, permite fazer cerca de 200g de tofu. Contabilizando todos os gastos, 1kg de tofu caseiro fica a cerca de 1,5€, contra os 5€ do industrial.

Com um kit de tofu pode confeccionar-se tofu caseiro utilizando apenas leite de soja e nigari (ou outro agente coagulante). O kit vem, geralmente, equipado com uma caixa especial, de plástico ou madeira e com capacidade para cerca de 300g de tofu, para escorrer o tofu e lhe dar forma, um pano de algodão e doses de coagulante (por exemplo cloreto de magnésio ou nigari).
O coagulante encontra-se à venda em lojas de produtos naturais. Para cada litro de leite, basta uma colher de sobremesa do coagulante. Para cada litro de leite, basta uma colher de sobremesa do coagulante. Pode também usar-se sumo de limão ou vinagre para coagular o leite.

Para fazer tofu em casa, basta juntar coagulante (dissolvido num pouco de água morna) ou 3 colheres de sopa de sumo de limão ou 1/2 chávena de chá vinagre ao leite quente (75-80ºC), mexer e esperar 15-20 minutos. Quando estiver a solidificar, forra-se a caixa com o pano e coloca-se a mistura. O ideal é ter um prato fundo ou uma taça debaixo da caixa, para servir de reservatório da água excedentária (a proteína da soja irá separar-se da água). Se a mistura não couber toda de uma só vez, deve colocar-se aos poucos, deixando escorrer e pressionando, até que caiba tudo.
Depois é só deixar escorrer bem a água e pressionar. Se se quiser tofu suave - ideal para sobremesas - pressiona levemente; para tofu firme, pressiona 2-3 horas e com mais firmeza. Se desejar o tofu ainda mais firme, basta que aumente a dose de coagulante a misturar com o leite.
Para pressionar o tofu coloca a tampa da caixa e sobre ela um objecto pesado (por exemplo, uma lata de conserva, uma garrafa com água, etc.).
Quando estiver com a textura que se pretende, retira-se cuidadosamente da caixa, envolvido no pano, e coloca-se num prato ou numa taça. De preferência deve consumir-se no dia em que é confeccionado, mas conserva-se no frigorífico 2-3 dias.
Fazer tofu caseiro tem ainda a vantagem de se poder conferir-lhe um sabor de acordo com o nosso gosto, ao adicionar ervas aromáticas, algas ou sementes quando a mistura estiver a começar a coagular.

caixa para tofu

O mais prático, fácil, rápido, e económico, para fazer o leite de soja, é usar uma máquina. Além de poupar trabalho, a máquina causa menos desperdícios de soja. Mas para quem preferir o processo artesanal, primeiro deve desfazer a soja (previamente demolhada) com a ajuda de um liquidificador e depois cozer, até obter um leite, e no final coá-lo para não ficar com grumos.
Para que o leite seja de melhor qualidade, e consequentemente o tofu, deve preferir-se feijão de soja biológico, que se pode comprar a granel em algumas lojas de produtos naturais ou cooperativas de agricultura biológicas.
No final do processo da confecção do leite de soja, com a máquina ou pelo processo artesenal, ficam alguns resíduos de soja (chamados "okara"), mas existem muitas formas de os aproveitar. Podem juntar-se a receitas de pão, almôndegas ou hambúrgueres, ou para engrossar molhos.

O tofu caseiro pode nem sempre ficar tão bonitinho e compacto como os comprados, mas certamente será mais saboroso e nutritivo. Com a prática, o processo torna-se simples e prático, e o resultado fica com melhor qualidade.
O tofu pode ser usado em receitas de bolos e pudins, para dar uma consistência fofa. Serve de agente de ligação, à semelhança do leite ou dos ovos, sendo um óptimo substituto destes em receitas veganas - 50g de tofu funcionam como um ovo.
Também pode ser grelhado, panado, estufado, usado em lasanhas, como recheio de rissóis ou empadas. Basicamente pode ser cozinhado das mesmas formas que a carne, e a nível proteico também lhe equivale (12g de proteínas por 100g de tofu). Como é um alimento de sabor neutro, em pratos salgados convém temperá-lo (por exemplo, com ervas aromáticas, alho, sumo de limão, molho de soja) 1-2 horas antes.
Em http://www.leitedesoja.com/index.php?page_id=10 encontram-se muitas receitas com tofu. E em http://www.leitedesoja.com/index.php?article_id=11 pode saber-se mais sobre as características e qualidades nutricionais deste versátil alimento.


Baseado no original de:
http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=362



Inserido em: 2005-12-29 Última actualização: 2009-04-04

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Tofu



Comentários



não estou a conseguir consistência...

Viva, já fiz umas 5 experiências e o tofu que estou a obter fica pouco consistente e esfarelado.

Estou a usar a receita que vem nas embalagens de coagulante que comprei no centro vegetariano (cloreto de magnésio) que é usar 100g para fazer leite e uma embalagem de coagulante. Ponho o coagulante e deixo descansar uns 12 minutos. Colocar na caixa e pressionar, deixando descansar depois uns 10 minutos

A primeira dúvida é se devo remover o okara ou não... não removendo fico com umas 350g de tofu, mas muito esfarelado. Removendo fico apenas com umas 100g, mas também um bocado esfarelado.

Só agora vi as indicações nesta página de:

Juntar coagulante (dissolvido num pouco de água morna) ou 3 colheres de sopa de sumo de limão ou 1/2 chávena de chá vinagre ao leite quente (75-80ºC), mexer e esperar 15-20 minutos e deixar pressionar 2 a 3 horas.

Estes tempos são significativamente superiores aos indicados no kit e nas embalagens de coagulante e vou experimentar hoje com estas indicações. Mas devo filtrar o okara com o coador que veio na máquina Midzu?

Obrigado pela atenção!
David Aveiro
(Por: David Aveiro)

[Por: @ 2009-10-30, 10:28 | Responder | Imprimir ]

Re: não estou a conseguir consistência...

O ideal é sempre separar a okara do leite e só depois preparar o tofu.
Se desejar tofu mais consistente pode duplicar a quantidade de coagulante por litro de leite.
O tempo pode variar entre 10 a 20 minutos, dependendo da quantidade de leite e da consistência que desejar.
O tofu caseiro, tal como o leite de soja caseiro, não é exactamente igual ao que compra nos supermercados.
(Por: efeito verde)

[Por: @ 2009-10-30, 16:43 | Responder | Imprimir ]



iogurte de soja

Posso fazer iogurte de soja com o leite comprado de caixinha?
(Por: )

[Por: @ 2009-10-12, 11:13 | Responder | Imprimir ]

Re: iogurte de soja

Pode desde que seja leite sem aromas ou cálcio adicionado.

(Por: efeito verde)

[Por: @ 2009-10-12, 11:14 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<