Leite de amêndoa

Com uma máquina de leite de soja também pode preparar leite de amêndoas. Apesar do seu preço por litro ficar mais elevado do que o leite de soja ou de arroz, esta bebida permite variar a alimentação e ingerir uma deliciosa e nutritiva.


As amêndoas são ricas em proteínas, ácidos gordos (ómega 3 e 6), e não contêm colesterol. Têm um nível elevado de vitamina E, um excelente antioxidante, e contêm minerais, tais como zinco, magnésio, potássio, cálcio e ferro. 100g de amêndoas contêm 35% da dose diária recomendada de cálcio.


Para preparar leite de amêndoa, use 30-50g de amêndoas laminadas ou inteiras cortadas ao meio. Se optar por amêndoas inteiras, numa taça, lave-as bem e passe por água. Cubra as amêndoas com água, e deixe de molho por um mínimo de 4 horas (torna o leite mais digestivo), à temperatura ambiente. Depois de demolhar, lave e enxague as amêndoas.
Se escolher amêndoas laminadas não precisa demolhá-las.
Depois coloque 1.1-1.2l de água no jarro da máquina e junte as amêndoas. Coloque a cabeça da máquina sobre o jarro e ligue o cabo à cabeça da máquina e à corrente.

Carregue no botão BLENDER, pois as amêndoas apenas precisam ser trituradas e não cozidas, ao contrário do feijão de soja. Em menos de 1 minuto tem a sua bebida pronta a consumir.

No final, coe a bebida para outro recipiente, separando assim a polpa da bebida.


Se desejar agite no fundo, os óleos acumulados no fundo intensificarão o sabor. Para intensificar o sabor, também é preferível que use a água no nível mínimo.
Para dar ao seu leite uma cremosa textura suave, prefira amêndoas sem pele. No entanto, se preferir comprar amêndoas com pele por serem mais baratas depois escalde-as com água bem quente e a pele sairá facilmente.
A polpa de amêndoa deixada no fundo do jarro pode ser usada em preparações culinárias (almôndegas, engrossar molhos, bolos) ou como uma excelente e hidratante máscara facial.
Além de ser uma excelente bebida para consumir ao pequeno-almoço ou ao lanche, esta é também uma aromática bebida para usar nas suas sobremesas, em substituição do leite de vaca.

Sugestão: Substitua as amêndoas por avelãs, cajus, pistácios, pinhões, nozes, castanhas-do-Pará ou uma mistura de vários frutos secos, e obterá diferentes sabores de novas bebidas.



Inserido em: 2005-12-29 Última actualização: 2008-11-14

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Leite de amêndoa



Comentários



Ola boa tarde, eu sou o david paixao e quero dizer que gosto muito de leite. nao so de amendao mas todo o leite, quente, frio, morno, eu e o julio sempre antes de irmos para a cama bebemos um caneco de leite.
BOa tarde
(Por: David paixao )

[Por: @ 2009-12-10, 16:41 | Responder | Imprimir ]


Amendoa Quente

Na receita de leite amendoa vc disse que não é para aquecer, e se por acaso eu usar o mesmo recurso como o do leite de soja, tem algum problema???
(Por: Carlos Alves)

[Por: @ 2008-10-01, 23:07 | Responder | Imprimir ]

Re: Amendoa Quente

O melhor é mesmo usar o programa de frutos secos. Demora menos tempo e perde menos nutrientes do que com a cozedura. Depois se gostar da bebida quente, pode aquecê-la na altura de consumir.

(Por: efeito verde)

[Por: @ 2008-10-02, 09:05 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<